Palestra na Praia do Pratigi

14/03/2015 18:58

 A  água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.  A baixo dele há o que chamamos de zona de saturação: local onde o solo (ou rochas) está encharcado pela água e que constitui o limite inferior do lençol freático; e, como limite superior do lençol, existe a zona de aeração: local onde os poros do solo (ou rochas) estão preenchidos parte por água e parte por ar.

Os reservatórios subterrâneos geralmente têm uma água bastante limpa devido à filtração natural que ela sofre ao escorrer pelo solo poroso. Tanto é que as águas minerais podem ser consumidas sem necessidade de tratamento. Mas, nas grandes cidades, ou mesmo no campo devido ao uso de agrotóxicos, a qualidade da água presente nos lençóis freáticos é bastante prejudicada, principalmente junto aos lixões.

É  comum o uso de fossa negra também chamada de sumidouro, entretanto é necessario adotar sabiamente  essa nova postura por vários  anos a exigência da chamada fossa séptica, que é um sistema natural de tratamento de esgoto em que os dejetos da residência, tanto cozinha, banheiro etc, passam por esse sistema e praticamente pelo processo biológico natural, ou seja, a saída desse esgoto é quase despoluída. Daí a importância da exigência da fossa séptica no município e regiões de praias.

Importância do turismo sustentável nos dias atuais.
O turismo sustentável surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras. Neste sentido, o planejamento e a gestão do turismo devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais,  buscando minimizar os impactos da atividade e, fazendo com que os moradores locais estejam inseridos economicamente e socialmente.
Como o empreendedor turístico pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo?
Através do Planejamento de sua atividade o empreendedor deve buscar soluções que contribua para a sustentabilidade de sua atividade e da sociedade, gerando desta forma benefícios não somente para seus clientes, mas também para o local no qual que está inserido.

Para tanto, o empreendedor deverá buscar alternativas que minimizem seu impacto, como reúso de água, economia de energia e água, dentre outros.
 
Fatores primordiais a serem observados no planejamento do turismo:
- não adoção do turismo de massa;
- desenvolver estruturas compatíveis com o meio ambiente em que se quer instalar;
- demonstrar ao seu cliente o perfil de turismo que se pretende desenvolver.


Quais as modalidades de turismo podem colaborar com o desenvolvimento sustentável do turismo?

O turismo de natureza, turismo rural e ecoturismo são consideradas modalidades de turismo que são mais sustentáveis pois se desenvolvem em harmonia com o local. Contudo, o turismo de forma sustentável deve ser desenvolvido por todos, pois o não atendimento a essa nova realidade fará com que muitos destinos e empreendimentos estejam condenados economicamente, tendo em vista que perderão sua atratividade, em virtude dos impactos negativos causados pelo seu empreendimento.
Este fato já é observado em vários lugares, justamente por não haver políticas públicas e comprometimento das empresas com efetiva sustentabilidade do turismo.
Cada vez mais os empreendimentos de turismo precisam estar atentos à gestão ambiental de suas empresas, não somente para a preservação dos recursos naturais, mas também pelo custo de utilização destes recursos.
Tanto é assim, que algumas pousadas e hotéis adotam programas de reuso de  água e toalhas, etc, Pois assim tendo em vista que isto gera uma economia de água, energia e consumo de produtos de limpeza, além de contribuir para a durabilidade das toalhas e o meio amebinte.