Governo da Bahia renova compromisso com o Pacto Nacional pela Gestão das Águas

09/04/2019 17:46

O Governo do estado da Bahia firmou compromisso com o Pacto Nacional pela Gestão das Águas, em reunião realizada na Agencia Nacional de Águas (ANA), hoje (21), em Brasília. O documento foi assinado pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, juntamente com a diretora Geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, durante a 4° Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos.

O objetivo é fortalecer os sistemas estaduais de todo país e promover sua integração com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).  “A gestão dos recursos hídricos vem sendo trabalhada fortemente pelo governo da Bahia, através do Inema. Com isso, a assinatura deste Pacto, irá reforçar todo trabalho e comprometimento com os nossos biomas e com o semiárido, que requer mais atenção na gestão das águas”, afirmou Márcia Telles.

“A gestão de águas tem se tornado um desafio cada vez maior e mais complexo no Brasil, e na Bahia, em especial, porque temos o maior território semiárido, cortado pelo Rio São Francisco, além de questões sensíveis em outras regiões. Por isso, essa política é de grande importância para nós, é fundamental para que se construa no Brasil uma visão integrada e estratégica da questão hídrica e possamos aprimorar a gestão”, disse o secretário João Carlos Oliveira.

Para o diretor de Águas, Eduardo Topázio, a gestão hídrica no Brasil e Bahia deve ser uma pauta com ampla discussão nas mais variadas áreas. “ A renovação deste Pacto mostra o quanto devemos ampliar esse debate, dos recursos hídricos e buscar mais investimentos que possam ser aplicados de maneira eficientes para todo o estado”, completou.