Diálogo sustentável tem como foco a educação ambiental

26/05/2017 15:54

Por: Ricardo Pereira 

O projeto diálogo sustentável tem como foco a educação ambiental sendo a principal  ferramenta transformada do ser humano, aja visto que a sociedade vem se defrontando com um problema que afeta o mundo em sua totalidade que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais. O crescimento econômico está em desequilíbrio sem a proteção do meio ambiente sem segurança econômica, sendo assim os esforços para mudar tal situação são válidos, a partir do momento em que se estuda a possibilidade de um modelo sustentável de desenvolvimento. 

O desenvolvimento sustentável surge para integrar o processo de crescimento econômico mundial fundamentado na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras, nesta perspectiva é importante lembrar-se de nossa região o Baixo sul da Bahia.

 A produção de bens deve, a partir deste momento, se preocupar em alocar, eficazmente, os recursos necessários para que não haja a sua exaustão no futuro. Atualmente o desenvolvimento sustentável é de grande importância para a sociedade como um todo, pois, além de se preocupar com os recursos naturais para as gerações futuras, se preocupa com a qualidade de vida do presente, gerenciando e direcionando os processos produtivos  regionais  com suporte na cadeia produtiva, focando as empresas para que sigam o que o modelo de desenvolvimento propõe o acesso sustentado.

Neste sentido, é  necessária a comunicação dos meios midiáticos abordado temas pertinente assim como em todos os meios educacionais, assim verifica-se a necessidade de executar ações e políticas públicas assim como ações de instituições  privadas, tendo em vista o desenvolvimento sustentável em todo o planeta, por meio de medidas como: tecnologia não exautora do meio ambiente, fomentação de escolhas sustentáveis e estímulo à pesquisa nesse campo, assim como o gerenciamento racional dos recursos naturais, incentivo de parcerias entre todos os segmentos da sociedade.  

Portanto, imperativo se faz que a sociedade recorra à pesquisa científica e tecnológica limpas  para assistir o almejado desenvolvimento sustentável. Neste mesmo contexto a gestão dos resíduos sólidos e a reciclagem necessita urgente de parceiros.

Pois é necessários novos  planos, programas projetos e ações  temáticas ligada aos problemas ambientais que surgem como alternativa importante para a implementação do desenvolvimento sustentável, já que visa o reaproveitamento dos resíduos que virariam lixo, e o lixo que  vira matéria, e toda matéria é vida, e esse ciclo não pode ser quebrado  pelo ser humano, incosciente,  não podemos prejudicar todo ecossistema da teia da vida no complexo funcionamento, pois é como esse olhar da teoria de gaia que daremos a solução do nosso planeta.